Ordem gaúcha se une ao CFOAB na luta contra a corrupção


10.02.10 | Agora Chega!

Engajada junto ao CFOAB no combate à corrupção e à impunidade no País, a OAB/RS vem promovendo uma série de discussões e reflexões acerca da relevância do tema e da necessidade dos advogados e advogadas, bem como toda a sociedade, participarem ativamente de tais iniciativas.

Na última segunda-feira (08), o presidente do CFOAB, Ophir Cavalcante, afirmou que o momento vivido pela sociedade brasileira exige um trabalho incessante por parte de entidades como a Ordem.

Segundo ele, esse combate tem várias frentes, sendo a primeira delas "o fortalecimento do Judiciário, propiciando-lhe estrutura adequada e trabalhando por uma simplificação da legislação processual, para evitar o elevado número de recursos possíveis".

Igualmente, o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, corroborou os argumentos de Ophir e ressaltou que “a grande quantidade de fatos e informações que tem vindo à tona nos últimos tempos aponta para uma grave crise ética no País, alcançando todas as áreas e níveis de atuação pública”.

Reforma no sistema eleitoral

Ophir também destacou a eminente urgência de se debater questões que fomentam a corrupção ou que, de alguma forma, dão condições para a sua prática.

Ele defendeu a reforma no sistema eleitoral do Brasil e, consequentemente, o financiamento público das campanhas. “Da maneira como esse financiamento ocorre hoje, os políticos fazem acordos espúrios com empresários para depois receberem do poder público", apontou.

No bojo destas questões, Ophir também referiu a necessidade de se discutir a questão dos cargos comissionados no Legislativo e no Executivo em todos os níveis.

Da redação do Jornal da Ordem com informações do CFOAB