|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
ARTIGO

16.05.07  |  Pedro José F. Alves   

O choro do presidente do tribunal - Artigo de Pedro José F. Alves

Por Pedro José F. Alves,
advogado (OAB/RJ nº 14.182)

Pois é, senhores! Ele chora por cumprir uma ordem que põe o direito em marcha e que restitui a igualdade de cidadãos que não foram tão protegidos como os demitidos.

E eu, advogado - que entende ser o direito imperativo de democracia, Justiça Social e igualdade - choro daqui, por saber que o referido magistrado, presidente do Tribunal do Piauí, chorou ao comunicar a referida decisão. O fato é que choro também por ter consciência de que, se não tivesse sido ordenada pelo Conselho Nacional de Justiça, jamais teria sido adotada!

E tudo o que o referido TJ-PI  já decidira, contratando uns sem concurso e "aproveitando" outros, deixará os responsáveis por tais atos sem qualquer sanção, a despeito de terem desrespeitado os princípios inscritos no artigo 37 da Constituição Federal.
 
Mandaram Suas Excelências - do tribunal piauiense -  "pro raio que os parta" os princípios da legalidade, da moralidade, da impessoalidade e da eficiência e sairão todos impunes por seus atos contrários às normas legais.

Choro, portanto, e choro copiosamente, por ver a impunidade prevalecer contra o Estado de Direito.

É verdade que o CNJ acabou por impor o referido Estado de Direito, mas o choro do presidente do Tribunal do Piauí pode perfeitamente, pela causa deste choro, sinalizar que o mesmo não está satisfeito e não se convenceu, embora seja também um cidadão que vive do Direito e que deve impor o contexto legal do Brasil.

Não consigo parar de chorar, e choro convulsivamente de tristeza por ver nas mãos de quem está a Justiça do Piauí!

É verdade que ser humano é belo e legítimo. Mas ser humano às custas da sociedade, que paga seus tributos e espera ter as mesmas oportunidades que tiveram alguns que se privilegiaram, é muito triste.

Continuo, pois, a chorar copiosamente!
 
(*) E.mail: [email protected]

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro